Hyundai apresenta HL975, HL965 carregadoras de rodas; e Adiciona opção de Levante longo XT para HL940
Ao adotar um sistema de medição de carga útil que vem de série, a Hyundai introduziu dois novos modelos que a empresa diz que se destinam a preencher lacunas em sua linha HL de carregadeiras de rodas.
Equipado com motores Cummins e disponível em levante longo, configuração de alcance estendido (XT), a Hyundai apresentou os novos carregadores HL965 e HL975 na ConExpo 2017 na semana passada em Las Vegas . A empresa também introduziu uma configuração XT para seu carregador HL940 no show. Os braços de elevação XT da Hyundai fornecem cerca de 14 polegadas de altura e alcance de descarga adicionais.
O HL975 é alimentado por um motor Cummins QSG12 fornecendo 331 potência líquida e vem equipado com uma caçamba padrão de 6,3-cubic-yard. Hyundai diz que a máquina é engrenada para a indústria dos agregados, adepto a escavar e carregar em pedreiras, poços de cascalho, minas de carvão de superfície e outras aplicações de alta produção. A máquina pesa 58.420 libras e tem uma carga de tombamento nominal de 44.090 libras.
O especialista em produtos Hyundai, Juston Thompson, diz que o HL975 “oferece aos clientes uma alternativa mais acessível aos carregadores maiores, como o Hyundai HL980 e oferece maior potência, maior capacidade de caçamba e carga de tombamento melhor do que o Hyundai HL970”.
O HL965 é alimentado por um motor 269-hp Cummins QSL9 e está equipado com uma caçamba de 4.7-cubic. Ela pesa 44,313 libras com uma carga de inclinação nominal de 32.430 libras.
O drivetrain em ambos os HL975 e HL965 característica ZF nos eixos e transmissões. Como modelos maiores na linha, ambas as máquinas também possuem um sistema de controle eletro-hidráulico que melhorou a controlabilidade e produtividade da Série HL, diz Thompson. “E torna possível outros novos recursos, como a lança almofadada e caçamba no sistema ‘fim de soft end’ para reduzir a carga de choque e melhorar a retenção de material e modo de controle fino para reduzir a velocidade de função para precisão melhorada.
Medição de carga útil padrão
Um sistema de pesagem a bordo com precisão de +/- 1% é padrão em todos os carregadores de rodas HL900. A Hyundai afirma que o sistema possui configurações automáticas e manuais para monitorar pesos individuais e cumulativos e exibe medições no display na cabine. A empresa diz que embora o sistema não seja preciso o suficiente para as medições de carga certificadas, é “consideravelmente mais preciso do que as escalas típicas de bordo e pode ajudar no cálculo das métricas de produtividade”.
Conforto, facilidade de manutenção
Introduzido em 2015, a série HL trouxe um novo design de cabina para carregadores Hyundai que é mais silencioso e 10 por cento maior do que seus antecessores. O redesenho também acrescentou um novo ecrã táctil de 7 polegadas que integra todos os interruptores juntamente com um inclinómetro, que auxilia o operador na manutenção da caçamba nivelada, um ECO Gauge, que exibe uma cor permitindo que o operador saiba como combustível eficiente a sua operação é, e A vista de uma câmera de visão traseira integrada.
A cabine também possui um assento aquecido. Um sistema de ignição Smart Start é uma opção disponível para proteger o início da máquina com uma chave Bluetooth ou uma senha.
No caminho de facilidade de manutenção, a Hyundai inclui um capô do motor inclinado para trás, fácil acesso à linha de terra para filtros montados remotamente, bancos de lubrificação centralizados e drenos de óleo montados remotamente para óleo hidráulico e motor.